A Árvore de Natal da Lagoa

Aquele monumento iluminado, existe há 19 anos na Lagoa, por uma iniciativa do Bradesco.

A Lagoa é um dos mais importantes eixos do tráfego entre a Zona Sul, a Barra e a Zona Norte. Tudo no mês de dezembro no Rio, literalmente “para” por conta desta, com todo respeito a Papai Noel, “maldita árvore”.

Festa de final de ano na orla da Zona Sul, faz todo o sentido afinal, seu epílogo é restrito à noite de 31 de dezembro. Os transtornos de sua montagem e consequente desmontagem são contornados com a boa vontade do público e a dimensão da festa, em termos de divulgação do Rio e do nosso país.

Agora a “santa” árvore é um monumento à falta de bom senso! Ela paralisa o trânsito da Zona Sul inteira, exatamente, aquela cujos moradores pagam o maior IPTU da cidade. Não só o da Zona Sul. Os acessos a ela ficam totalmente engarrafados.

Não se trata, em absoluto, de elitismo. Afinal as praias da Zona Sul hoje, exatamente por conta da maior mobilidade dos moradores desta cidade (Linhas

Vermelha e Amarela, Tunel Rebouças, Metrô e maior número de automóveis particulares) são frequentadas, nos finais de semana do Verão – muito menos pelos seus moradores do que por banhistas de outros bairros. Isto é absolutamente legítimo. As praias afinal, não são propriedade apenas dos moradores do seu entorno. As praias são públicas.

Agora a Lagoa ainda que linda é um bairro de circulação. A continuidade ou não da colocação da árvore naquele local, merece ser repensada. Eu votaria contra! Certamente, existirá local mais apropriado.